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Mutant Optimus: saiba como potencializar a gestão da sua força de trabalho

Por: Mutant, maio 14, 2020

Saber administrar a mão de obra com inteligência e eficiência é um processo importante e complexo. Os líderes precisam estruturar bem suas equipes, controlar o tempo de atendimento e observar se os colaboradores estão cumprindo o horário determinado em contrato.

Preocupações que não são relevantes apenas para os gestores, com certeza. As métricas de desempenho tem forte impacto nos departamentos de RH, principalmente pensando no crescimento do home office e na contínua necessidade de entrega de resultados dos profissionais. 

Para quem está sentindo dificuldade de lidar com essas questões, Mutant Optimus pode fazer toda a diferença. Nas próximas linhas, conheça as vantagens dessa solução que vai ajudar você a otimizar os processos operacionais dos seus times.

5 consequências da má gestão de força de trabalho

Para ficar bem claro por que administrar as tarefas, as horas produtivas e a eficiência dos colaboradores é tão importante, destacamos aqui as principais consequências de um gerenciamento falho da força de trabalho.

1. Clima organizacional ruim

As incertezas relacionadas às responsabilidades de cada integrante e a desconfiança minam os relacionamentos entre equipes.

O ambiente de trabalho fica desagradável e difícil, a delegação de tarefas é prejudicada, e a qualidade do atendimento tende a cair. O cliente pode perceber todo o descontentamento do funcionário, e isso afeta negativamente a imagem da empresa.

Claro que divergências são comuns em qualquer local de trabalho, mas, quando a mão de obra não é gerida do jeito certo, essas diferenças evoluem com velocidade para um problema maior e de difícil solução.

2. Baixa produtividade

Uma gestão de pessoas eficiente entende as habilidades de cada profissional e direciona os colaboradores para a execução de tarefas com clareza. Eles sabem exatamente o que deve ser feito e como.

Sem delegação objetiva das tarefas e organização do fluxo de trabalho, os funcionários ficam confusos e apresentam produtividade abaixo do nível esperado. Também é comum, em equipes com problemas de gerenciamento, a ocorrência de erros e um atendimento de baixa qualidade.

3. Queda na motivação

Profissionais desengajados podem estar sofrendo com a falta de uma gestão de trabalho eficiente. Quando não há direcionamento adequado, os colaboradores não enxergam a importância do trabalho, tendem a fazer apenas o mínimo necessário e não se motivam com as tarefas. Tudo isso, é claro, causa um efeito negativo nos resultados.

4. Problemas com a gestão de tempo

Um dos pontos importantes da administração do atendimento de clientes é o tempo que as pessoas aguardam em linha. Quando ele passa do limite, pode levar o consumidor à desistência, o que é péssimo para as metas da empresa.

Sem administrar a força de trabalho, fica difícil dimensionar a quantidade necessária de operadores e gerir o tempo com eficiência, cuidados básicos para que o consumidor seja atendido no menor tempo possível e com garantia de qualidade.

5. Prejuízos à imagem corporativa

Empresas com problemas para administrar sua mão de obra não conseguem oferecer um bom serviço. Consequências negativas disso são altos índices de satisfação dos clientes e estresse entre os colaboradores.

Com isso, a organização passa a ser vista como um ambiente desfavorável, afastando os melhores talentos do mercado e tendo sua reputação afetada perante os clientes. 

Conheça a solução Mutant Optimus

Mutant Optimus é uma solução criada para otimizar a gestão da força de trabalho, promovendo melhor desempenho na administração de tarefas. O conjunto tem 11 facilidades que favorecem um bom gerenciamento, com alocação dos funcionários por curva de demanda e otimização dos processos com suporte de planejamento, controle e análise.

Além disso, permite prever a quantidade de colaboradores necessários e a geração automática de escalas, o acompanhamento da fila de atendimento e o tempo de espera das operações.

Mutant Optimus também garante amplas possibilidades de aplicação e é indicado para segmentos diversos, como call centers, aeroportos, estabelecimentos varejistas, redes hoteleiras e diversas centrais de atendimento, por exemplo. A solução é aplicada com sucesso em líderes de mercado no Brasil.

Quais são as aplicações da ferramenta?

Mutant Optimus atua em cada aspecto do gerenciamento de trabalho, aperfeiçoando a administração das etapas operacionais. Conheça os detalhes das 11 frentes da solução: 

  1. SENSE: planejamentos de curto, médio e longo prazo integrados às normas de contrato;
  2. OPTIMUS: confecção de projetos, dimensionamento de pessoas e de posições e estruturação de escalas de trabalho;
  3. RTM: gestão em tempo real do projeto, com atualização instantânea, a cada 15 segundos, do desempenho das operações e dos funcionários;
  4. DASH (Painel de Controle Workforce): rastreamento dos efeitos nos SLA’s contratuais, decorrentes de variações de volumetria, tempos e agentes;
  5. DASH (Painel de Controle de Qualidade): painel de controle com o histórico de desempenho e qualidade de atendimentos, permitindo ações em tempo real;
  6. ADHERE: controle dos horários de trabalho e das atividades dos funcionários, permitindo uma gestão mais eficiente das escalas;
  7. TIGER: auditoria e mensuração do tempo de navegação das aplicações;
  8. QM: monitoria de qualidade de processos, atendimento, serviços de campo, auditoria e avaliação comportamental;
  9. SPY: monitoramento e gravação de tela, com aplicação em qualquer estação de trabalho;
  10. MIS: integração de informações da empresa para a obtenção de indicadores de maneira fácil e rápida
  11. INFRA: gerenciamento da infraestrutura da operação, permitindo o controle das alocações de PAs.

Como a solução pode ajudar?

As empresas que contam com Mutant Optimus em suas operações percebem várias vantagens. Veja alguns destaques:

  • redução na fila de espera de atendimento telefônico;
  • otimização de recursos;
  • eliminação de erros operacionais;
  • queda de turnover;
  • diminuição dos passivos trabalhistas;
  • melhoria de previsão de entregas;
  • aumento da aderência das demandas;
  • crescimento da capacidade produtiva;
  • economia no pagamento de horas extras e contratação de profissionais.

Usando Mutant Optimus, é possível administrar os projetos e a força de trabalho de modo dinâmico, melhorando o desempenho global de atendimento e fazendo um dimensionamento de times mais acertado para atingir resultados e manter padrões de qualidade. É um excelente investimento para otimizar as operações da sua empresa com economia de custos e melhor emprego da mão de obra.

Quer descobrir como essa solução pode ajudar a sua empresa na prática? Entre em contato com a gente e conheça o diferenciado suporte Mutant Optimus para melhorar seus resultados!

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