Customer Experience

Você sabe o que é growth hacking? Descubra!

Por: Mutant, janeiro 25, 2022

Você sabe o que é growth hacking? Vale a pena dar mais atenção a esse conceito quando o objetivo é encontrar alternativas de crescimento para o seu negócio, principalmente se está iniciando agora no mercado ou deseja expandir a empresa.

Além de falar sobre o crescimento do alcance de um negócio, o growth hacking aborda estratégias para conquistar um desenvolvimento acelerado e atrair cada vez mais ótimas oportunidades.

Gostou da ideia? Então, acompanhe este post e entenda melhor do que se trata esse conceito e por que vale a pena aplicá-lo em sua empresa!

O que é growth hacking?

A metodologia growth hacking nada mais faz do que reunir estratégias que garantem que um negócio consiga atingir um rápido e eficiente crescimento, por meio de poucos investimentos, porém inteligentes.

Para isso, o conceito utiliza técnicas pra alcançar um público cada vez maior, fazendo também com que o Retorno Sobre o Investimento (ROI) seja bastante positivo, a partir do momento que essa estratégia é aplicada.

Não é à toa que o growth hacking é tão incentivado pra pequenos negócios e empresas que estão iniciando agora no mercado. Afinal, tudo parte de uma ideia bem desenvolvida e da aplicação desse planejamento estratégico.

Para criar um bom plano, no entanto, é importante identificar as brechas do mercado, a fim de entregar ao público justamente o que está precisando no momento ou, ainda, inovar na entrega de produtos ou serviços já existentes.

Ou seja, o principal trabalho do growth hacking, assim como o maior investimento, é a criação de uma ideia inovadora. A partir disso, é possível desenvolver estratégias que ajudam a aumentar a quantidade de clientes fidelizados, gastando pouco e lucrando mais.

Por que investir em uma estratégia growth hacking?

Construir um novo negócio e fazer com que ele se destaque no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversos fatores que fazem uma marca demorar um pouco até conquistar o seu espaço, como:

  • concorrência;
  • prospecção de clientes;
  • retenção do público;
  • gestão eficiente.

Por outro lado, ao apostar em boas práticas de mercado, todos esses desafios podem ser superados de maneira mais simples e eficiente. Isso sem mencionar que os resultados podem ser ainda maiores, em bem pouco tempo. E é justamente isso que o growth hacking foca.

Com técnicas especializadas de atração de clientes, é possível inovar no marketing para negócios locais, pra empresas de pequeno e médio porte, e-commerces e vários outros tipos de empreendimentos. Como resultado, você obtém um público maior e mais fiel, tendo acesso a mais oportunidades de expandir as vendas e crescer em lucratividade.

Como aplicar uma estratégia de growth hacking?

Gostou dos benefícios propostos pelo growth hacking? Então, saiba que para colocar esse plano em ação é preciso enfrentar 4 etapas fundamentais: criação, planejamento, atração e retenção.

Não tem certeza de como pode fazer isso na prática? Então, confira algumas dicas pra aplicar a estratégia de growth hacking!

Gere uma boa ideia

O primeiro passo é partir da inovação. Como visto, é preciso entregar algo que o mercado espera ou procura, mas não encontra com tanta facilidade. Esse vai ser o diferencial que fará com que os olhos de investidores, parceiros e consumidores se voltem para o seu negócio.

Para isso, é necessário estudar bem o mercado em que você atua ou pretende atuar. Conhecer os negócios mais famosos da área, assim como as suas principais forças e fraquezas, é o ingrediente principal para a criação do seu diferencial.

O que vai destacar o seu negócio, no entanto, é o que você tem a oferecer: seja um serviço, seja um produto, é preciso que ele supere as expectativas do público-alvo. Portanto, invista tempo e criatividade pra gerar boas ideias.

Planeje o seu crescimento

A próxima fase é planejar o crescimento. Pode parecer simples, mas visualizar o resultado que você deseja que o seu negócio alcance faz toda a diferença nessa fase. Além de motivação, permite definir o caminho que precisa ser traçado para atingir os objetivos.

Sendo assim, estime os resultados que você deseja alcançar e quantos clientes pretende obter a cada ação da empresa. Ao definir essas metas, é possível planejar melhor as estratégias que as tornarão realidade.

Saiba para quem quer vender

Quem é a sua persona? Pensar no cliente ideal para a sua empresa permite desenvolver as melhores técnicas para atraí-lo. Isso porque, com mais informações sobre quem você deseja alcançar, mais prático é para atender às suas expectativas.

Sendo assim, busque reunir dados, como faixa etária, classe social, grau de escolaridade, redes sociais que mais utiliza no dia a dia e principais problemas enfrentados na rotina. O objetivo é entender as maneiras como a sua empresa pode trazer soluções para os clientes.

Depois disso, crie um personagem semifictício, que simboliza o seu público. Esse perfil é chamado de persona. O objetivo, a partir de agora, será fazer com que essa persona se torne cada vez mais satisfeita com a sua empresa.

Mantenha os clientes próximos

Não adianta atrair mais pessoas para o seu negócio, mas não conseguir mantê-las perto. É preciso definir também estratégias de retenção dos clientes, para que o crescimento seja sustentável e eficiente.

Desse modo, concentre seus esforços em oferecer um ótimo atendimento pré e pós-venda, faça promoções regulares, mantenha-se em contato com os clientes e busque oferecer benefícios que os motivem a se tornar fiéis à sua empresa. Com boas estratégias, você consegue conquistar um público sólido e grande.

Afinal, o growth hacking é para todos os tipos de empresa?

Ouvir falar em growth hacking faz você pensar se esse conceito é aplicável também em sua empresa? Então, saiba que a metodologia é válida para todos os tipos de negócio, independentemente do setor em que atuam.

Afinal, são utilizadas técnicas de marketing especializadas na conquista de novos e fiéis clientes. Alcançar esse feito é uma vantagem para todas as empresas, independentemente do nicho de atuação.

Saber o que é growth hacking inspirou você a ir em busca do desenvolvimento de sua empresa? Então, conte com a Mutant nessa jornada. Com soluções inovadoras, queremos ajudar você a criar as melhores estratégias de marketing pra posicionar o seu negócio no topo.

Aproveite a visita para conhecer mais sobre as nossas soluções. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.